domingo, 6 de março de 2011

Existe uma idade certa para parar de fumar?





Um garoto na indonésia, com apenas 2 anos, fuma 40 cigarros por dia, o equivalente a dois maços de cigarro, a criança ganhou o primeiro cigarro do próprio pai, quando tinha apenas um ano e meio.


Segundo o Dr. Wilson Jacob Filho, Estudos provam que é possível parar de fumar aos 70 e ainda melhorar a qualidade de vida. Há bem pouco tempo, o idoso não fazia parte do público alvo das pesquisas sobre qualidade de vida, porque era uma população menor. Hoje a população de idosos com mais de 60 anos alcançou uma maior expectativa de vida e estamos envelhecendo com saúde. As mudanças de hábitos e de condições físicas mostram uma melhora da qualidade de vida em pouco espaço de tempo. Existem evidências claras de que, um ano após uma pessoa de 70 anos ter parado de fumar, sua condição funcional é superior à pessoa que continuou fumando.


Foto: Internet

Oito semanas sem fumar para uma pessoa que vai ser operada ocasiona muito menores possibilidades de complicações operatórias do que as enfrentadas por alguém que continuou fumando até a véspera da cirurgia. O fumante acirrado que conseguiu interromper o tabagismo nas oito semanas antes da cirurgia terá condições pré, intra e pós-operatórias muito melhores do que aquele que continuou fumando. Esse é um exemplo de que vale a pena modificar certos hábitos prejudiciais a saúde mesmo aos 70 ou 80 anos. A prática de exercícios físicos e mentais, cuidados nutricionais com a alimentação, mudança de hábitos alimentares errados e o uso do próprio cérebro para aprender a fazer coisas, que ficaram sub-utilizadas durante muito tempo,  é outro exemplo de que, mesmo em  nas mais avançadas idades da vida, admitir hábitos saudáveis leva a benfeitoria,  para quem o adotou em fases mais precoces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário